Os livros da vida de Godofredo de Oliveira Neto

foto godofredo editadaApós lançar A ficcionista, em forma de depoimentos gravados, versando sobre roubo, assassinato e práticas messiânicas, o escritor Godofredo de Oliveira Neto se volta à obra de Machado de Assis – permanente fonte de referências e inspiração – em seu nono livro, Ilusão e mentira – As histórias de Adamastor e Lalinha (Batel). São dois contos em que as vozes de uma ave e da moradora de uma comunidade carioca desvelam universos particulares que nos levam a refletir sobre a verdade e a mentira. Enquanto o conto “Ideias de canário” serve de mote para “O galo Adamastor”, Dom Casmurro está por trás de “Val e Lalinha”. Aqui, Godofredo conta um pouco sobre suas leituras, inaugurando um novo quadro no blog.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

GON – Que me lembre agora foi a leitura do Coração simples, do Flaubert, em português, com uma tradução escrita à máquina por uma professora de português do colégio em Blumenau. Ela começava a dar Machado de Assis. Falava dos clássicos fundados sobre a noção de estética que estão acima de tudo e de todos e que a gente recebe como herança cultural. Eu devia ter aí meus 11 a 12 anos. Antes lia Monteiro Lobato e as antologias de escritores brasileiros estudadas no colégio. Foi uma pena essas antologias terem desaparecido.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

GON – Depois, mais esclarecido sobre a noção de literatura, e sempre direcionado por professores do colégio, foi Memórias póstumas de Brás Cubas, do Machado. Cenas quase surrealistas  do livro mexiam com o emocional da gente.

SM – O que você está lendo agora?

GON – Estou lendo Submissão, do (Michel) Houellebecq. Esquisito. Vale mais pela polêmica que levanta. Esteticamente não gosto.

Foto: Mariana Carnaval

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s