Três perguntas para Alvaro Reis

Chegada da Two Oceans Marathon, ultramaratona de 56 km na Cidade do Cabo - África do Sul
Chegada da Two Oceans Marathon, ultramaratona de 56 km na Cidade do Cabo (África do Sul)

Modalidade esportiva com cada vez mais adeptos, a corrida de rua existe há séculos. No livro Diário de um corredor (Lura), o jovem economista Alvaro Reis conta sua história de superação e dá dicas para quem quer se aventurar na prática.

SM – O livro reúne uma seleção de textos de seu blog alvaroreis.com.br?

AR – Não exatamente. Na internet estão no máximo 40% dos textos. Ali, são apenas relatos independentes de corrida. No livro, conecto as histórias, incluo outras e conto a trajetória da superação do câncer.

SM – Logo depois de começar a correr regularmente, você soube que tinha a doença. Como foi?

AR – O tratamento é fisicamente muito desgastante, mas o meu grande desafio foi psicológico. No livro, chamo a primeira etapa de muro e a segunda de muralha. A corrida foi muito importante nos meses e anos subsequentes, enquanto precisei fazer exames e acompanhamento médico regulares. Correndo, me sinto vivo e saudável, o que foi importante para a reconstrução da confiança e da autoestima.

SM – Entre todas as provas que você completou, qual foi o maior desafio e o que você busca passar com o livro?

AR – O maior desafio nas corridas foi a Comrades. Trata-se de uma ultramaratona na África do Sul que deve ser completada em até 12 horas. Nos anos ímpares, o percurso tem 87km e predominam subidas. Nos anos pares, são 89km e predominam descidas, corremos no sentido inverso. Quem completa a prova em anos consecutivos recebe uma terceira medalha chamada back to back (algo como ida e volta). O desafio é duríssimo. Sem dúvida, uma experiência muito intensa. Com o livro, busco passar motivação, superação e diversão. O público geral conhece a intensa história que vivi nesse período. Aprendi que os destaques são selecionados pelo leitor. Ouvi comentários dos mais diversos. Para os parentes ou pacientes de câncer, digo que a vida muda completamente, porém não acaba com um diagnóstico ruim. Para os corredores, apresento provas diferentes, os desafios do atleta amador.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s