Os livros da vida de Márcio Vassallo

11053387_359773784232805_4544643742917553904_nEm 2015, o jornalista e escritor Márcio Vassallo completa 20 anos como consultor literário recomendado a autores por alguns dos nomes mais influentes do mercado editorial, entre eles a agente literária Lúcia Riff. A partir do dia 16, ele vai conduzir a Oficina Criação de Textos de Literatura Infantil: Caminhos Profissionais para Escrever com Autenticidade e Senso Crítico, na Estação das Letras, no Rio. A ideia é trabalhar a arte de escrever sem pensar em idades, sem menosprezar a inteligência do leitor, sem rótulos, sem dogmas, sem estereótipos. Inscrições pelo site http://www.estacaodasletras.com.br.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

MV – Adoraria lembrar do dia em que vi o mar pela primeira vez. Imagino o prazer de quem se lembra dessa cena. Mas Copacabana sempre foi o meu quintal. Já nasci cheirando a maresia. Com os livros também foi assim. A lembrança do primeiro livro, para mim também não existe. Só me lembro dos meus pais com livros ao meu lado. Eles sempre leram muito para mim. Isso fez com que eu associasse os livros a profundos momentos de entrega amorosa. E me recordo também das minhas avós me contando histórias para que eu dormisse. Porém, o que elas mais fizeram foi me despertar e me abrir vontade de fantasia.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

MV –  Na realidade, tenho muitos livros que me marcaram: Os meninos da rua Paulo (de Ferenc Molnár), O gênio do crime (de João Carlos Marinho) e Robinson Crusoé (de Daniel Defoe) são alguns deles. O livro que mais marcou a minha vida foi um que minha mãe leu para mim até as páginas desmancharem na frente da gente. O nome desse livro também desmanchou na minha memória. Mas a voz da minha mãe foi essencial para me provocar gosto pela leitura.

SM – O que você está lendo agora?

MV –  Sobre a escrita, livro do Stephen King: uma maravilhosa reflexão sobre a arte de escrever, com belas provocações para escritores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s