Três perguntas para Sandra Lopes

Sandra_Lopes_foto_email
Foto: Rogério Bellote Lopes

A escritora carioca Sandra Lopes lança pela Zit dois títulos infantis com linguagem de cordel. Cordel do Chico Rei, ilustrado por Luciana Grether Carvalho, uma aventura na época do Brasil colonial, conta a história do soberano africano Galanga, o Rei do Congo, que foi aprisionado junto com seu povo e trazido por um navio negreiro para nosso país, onde começa a trabalhar em uma mina de ouro como escravo. Já Cordel dos Atletas, com ilustrações de Julio Carvalho, traça um perfil sobre os Jogos Olímpicos e os princípios essenciais a um atleta. Os dois livros terão sessão de autógrafos no dia 19/12 na Blooks (Praia de Botafogo, 316 – Rio de Janeiro).

Capa_Cordel-do-Chico-Rei_web2SM – Por que optou pela literatura de cordel?

SL – Não sei se foi eu quem escolheu ou se foi ela quem me elegeu. O que me encanta na literatura de cordel é seu ritmo, sua métrica, sua “musicalidade”. Mas não escrevo somente cordel. Poesia é Fogo, é Terra, é Água, é Ar! (Rocco) traz haicais (forma japonesa de poesia). Vivo de mãos dadas com a palavra. Ela é meu instrumento de trabalho, meu alimento e meu refúgio. Versejar, tocar na emoção, rimar vida com poesia é uma das minhas alegrias.

Capa_CordelDosAtletas_web2SM – É importante contar a história do Brasil dessa forma lúdica para as crianças?

SL – Acho que tudo que é vivenciado de forma lúdica, tanto para crianças como para adultos, se torna mais saboroso, mais prazeroso e, consequentemente  muito mais atraente.

SM – Além de escrever, você é professora de Sala de Leitura. Como os dois trabalhos se complementam?

SL – Há sempre uma troca. Eu, como professora, alimento meus alunos  com muitas histórias e poesias e eles me abastecem com suas bagagens  coloridas de sonhos, de brincadeiras, de lutas e de esperança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s