Os livros da vida de Fernando Perdigão

fernandoperdigãoFernando Perdigão estreia na literatura policial lançando um novo personagem: o detetive Andrade, um sujeito gordo, politicamente incorreto e bem divertido. Em A pedido do embaixador (Record), para desvendar um assassinato, Andrade sai pelas ruas de Copacabana criticando tudo e todos pela frente: homem, mulher, gay, mendigo, rico, marombeiro e até crianças – ninguém é poupado. Mas no fundo é um coração mole. Conheça um pouco sobre os livros que marcaram o autor dessa história de suspense bem brasileira.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

FP – Lembrança mesmo é do Monteiro Lobato. Havia lá em casa uma coleção dos livros dele. Os livros eram encadernados, elegantes, e eu , ainda sem saber ler, os admirava e ansiava pelo momento de saber ler ler sozinho, para conhecer mais as histórias do Sítio do Picapau Amarelo que, vez por outra, minha mãe contava.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

FP – Como impacto emocional, eu destacaria um conto de Kafka, “A construção” ou “A toca”. Fala de um animal, um roedor, acho, que, histericamente, protege sua toca contra inimigos, mudando de lugar seu estoque de alimentos, disfarçando a entrada, criando e destruindo espaços. É um conto/novela sufocante e que diz muito da gente, do homem na relação com a vida. É terrível  quando você percebe que se identifica tanto com aquele animal.

SM – O que você está lendo agora?

FP – Agora, estou lendo A lebre com olhos de âmbar, que mergulha na história de uma família judia, que atravessa as guerras, tendo como fio condutor um conjunto de peças artísticas japonesas, netsuques, que vai passando pelas várias gerações da família. Além de cruzar a história com essa família, o livro cuida também de refletir sobre a própria vida do autor/pesquisado e sobre as armadilhas, problemas e soluções que aparecem as escrever não-ficção. É fantástico!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s