Sugestões para o Natal

Para quem deixou os presentes para última hora, seguem dez sugestões de lançamentos que vão agradar aos leitores neste Natal:

ruyEm A noite do meu bem (Companhia das Letras), Ruy Castro mergulha no universo do samba-canção e das boates cariocas dos anos 1940, 50 e 60. Em vez das apresentações grandiosas dos cassinos, agora proibidos, as boates favoreciam a penumbra, a intimidade, o romance e uma nova música, que o autor de Chega de saudade e biógrafo de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues mostra com a maestria de sempre. O gênero consagrou cantores como Agostinho dos Santos, Dolores Duran e Tito Madi, e canções como Copacabana, Risque, Chove lá fora e Ouça.

joaoA editora Carambaia lança a Coleção João do Rio, uma seleção de crônicas, reportagens, contos ficcionais, entrevistas, peças, sainetes, folhetins e artigos produzidos entre 1899 e 1919 por Paulo Barreto, o João do Rio, um dos autores mais controversos do início do século XX no Rio de Janeiro. São três volumes: Crônica, Folhetim e Teatro. Boa parte dos textos nunca saiu em livro, apenas nos jornais, e permaneceram mais de 100 anos guardados em arquivos e bibliotecas. Até mesmo os romances e crônicas que o próprio autor editou em livro estavam há décadas fora de catálogo.

rioFalando na cidade maravilhosa, Meu livro do Rio (Objetiva) é um almanaque interativo que vai agradar tanto a quem nasceu e/ou mora na capital fluminense, quanto aos que curtem o local. Traz curiosidades até para quem acha que conhece bem o Rio. E ainda vai ajudar a organizar anotações, fotos e outros cacarecos que ficam espalhados (e perdidos) em blocos, celulares e redes sociais. Dos bares aos hinos dos clubes de futebol menos conhecidos, das figuras que são a cara da cidade aos pontos turísticos menos badalados, tem de tudo um pouco. Os autores são o jornalista Luiz André Alzer, que escreveu o Almanaque anos 80, e o cartunista Bruno Drummond, autor da tirinha Gente fina, da revista O Globo.

gregorioO smartphone de Gregorio Duvivier caiu na água e, com uma semana desconectado, o roteirista e ator do Porta dos Fundos passou uns dias de moleskine nas mãos, desenhando tudo o que passava por sua cabeça. O resultado está em Percatempos (Companhia das Letras), com dezenas de desenhos inéditos de nanquim e aquarela, que faz um inventário do nosso cotidiano, com o humor e a inteligência que todo mundo conhece.

maresO oceanógrafo, fotógrafo e cinegrafista submarino Marcelo Skaf selecionou 130 fotos dentre as inúmeras imagens clicadas ao longo de seus 20 anos de carreira especializada em documentários de natureza para compor o livro Pelos mares do mundo (Batel), em que retrata com enfoque artístico as formas e cores do universo marinho. São paisagens submarinas, detalhes e texturas de seres marinhos, interações entre a paisagem dentro e fora d’água e sobre como estes dois ambientes se relacionam entre si.

leoOutra sugestão é o primeiro romance de Leonardo Villa-Forte, O princípio de ver histórias em todo lugar (Oito e Meio). O livro começa quando a mulher vai passar por um período de três meses de trabalho em Munique. Atormentado pela possibilidade que ela retome um antigo relacionamento, um ex-namorado que mora na cidade alemã, o marido entende que precisa conhecer pessoas novas e resolve, mesmo sem qualquer preparo, dar uma oficina literária em sua casa.

murielMuriel Barbery, autora do belo A elegância do ouriço, lança A vida dos elfos (Companhia das Letras), uma trama fantástica em louvor da arte, da magia e da natureza, que flerta com os universos de Harry Potter e Nárnia. O livro, que tem continuação em um segundo volume, tem como protagonistas duas jovens órfãs ligadas por dons secretos.

lobatoCom o relançamento de Caçadas de Pedrinho, livro publicado originalmente em 1933, a Biblioteca Azul segue com a publicação da obra infantil de Monteiro Lobato em edições especiais que recuperam as primeiras ilustrações a dar forma ao universo de Narizinho, Pedrinho e Emília. É uma boa pedida de presente para as crianças e também para os pais que gostariam de ter novamente na estante os volumes que acompanharam sua infância. A edição em capa dura traz ilustrações assinadas por Jean Gabriel Villin e J.U. Campos, apresentados na edição especial de Reinações de Narizinho, e de André Le Blanc e Kurt Wiese.

Birman-FlintBirman Flint e o mistério da pérola negra (Chiado) é o primeiro volume de uma nova saga fantástica para os jovens. O protagonista é um gato, repórter do Diário do Felino, que investiga o misterioso desaparecimento de um rato – com ajuda de várias espécies de animais. O livro de Sergio Rossoni também será lançado em Portugal, Angola e Cabo Verde.

harryOs fãs da famosa saga de J. K. Rowling vão poder conhecer curiosidades sobre Harry Potter, Ron Weasley, Hermione Granger, Draco Malfoy, Severo Snape e Lorde Voldemort, entre outros, em O livro dos personagens de Harry Potter (Galera Record) uma ampla e divertida investigação sobre os personagens dos filmes, recheado de fotos e ilustrações. Com apoio total da Warner Bros., o estúdio por trás da bem-sucedida franquia, a publicação detalha figurinos, maquiagem, varinhas, objetos e cenários que ajudaram a tornar real o universo do bruxinho. O livro traz ainda dois pôsteres removíveis, com perfis dos membros da Ordem da Fênix e das forças das trevas, assim como um livreto interativo com as máscaras dos Comensais da Morte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s