Três perguntas para Suzana Vargas

2 - IMG_9953A Estação das Letras, no Rio de Janeiro, celebra duas décadas de vida em 2016 e a comemoração começa com os cursos de férias, recheados de temas e professores com foco em mercado editorial e gêneros literários. A escritora Suzana Vargas, fundadora e coordenadora da casa, conta aqui algumas novidades para o ano que vem.

SM – Quais são os principais destaques dos cursos de férias desta vez?

SV – Os principais destaques desta programação de férias ficam por conta dos novos cursos da grade, incluindo os de conversação em línguas do Núcleo de Línguas e Literaturas Estrangeiras e também dos cursos oferecidos na Livraria da Travessa Leblon. A Carpintaria Literária, que conta com nomes como Sérgio Sant’anna, Nélida Piñon ou Ana Maria Machado, ou profissionalizantes como O poder do Autor Digital e o de Ilustração com Guto Lins.

SM – A Estação das Letras está completando 20 anos. Na sua opinião, o que mudou no mercado literário nestas duas décadas que se refletiu nos cursos oferecidos por vocês?

SV – Ao longo de duas décadas muita coisa mudou, claro! Em primeiro lugar surgiram muitos espaços e oficinas inspirados em nosso modelo. Depois surgiram as oficinas virtuais. Na Estação, mudamos três vezes de espaço, incorporamos e fomos pioneiros também em cursos livres para o mercado editorial, com destaque para a formação de livreiros, abertura de livrarias, análise de originais e trocas de livros. Se no início nos receberam com desconfiança, hoje reconhecem nosso espaço como instituição que trabalha pelo livro, leitura e literatura sem concessões ao fácil, ao puro modismo. O mercado de livros mudou? Mudamos também é nós abrimos à era digital promovendo formação de profissionais nesta área promovendo oficinas virtuais e criando a Rede Escreviver. Há pouco criamos nosso núcleo de Línguas e Literaturas Estrangeiras com método próprio onde oferecemos, além das línguas mais comuns, o russo, o árabe, o mandarim e o alemão. Muita coisa mudou mas continuamos fiéis ao livro e á leitura, objeto de nosso espaço.

4 - Estacao 015SM – O que teremos de novidades para 2016?

SV – Para 2016, além das oficinas e cursos regulares, vamos animar as oficinas virtuais, estreitar mais ainda as parcerias com a Livraria da Travessa, oferecendo cursos na Barra da Tijuca. Também criamos as imersões em línguas estrangeiras e atendimentos individuais. São muitas novidades, mas com um objetivo muito claro: promover o acesso à literatura pela leitura e escrita a todos aqueles que desejam incorporá-las como caminho de trabalho, lazer e criação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s