Os livros da vida de Rafael Gallo

Rafael Gallo 06 - BaixaFormado em Música (Composição e Regência) pela Unesp, o escritor paulista Rafael Gallo foi revelado no Prêmio Sesc de Literatura, com o livro de contos Réveillon e outros dias (Record), vencedor em 2011. No ano passado, lançou seu primeiro romance, Rebentar (Record), a história dolorosa e comovente de uma mãe que perdeu o filho de cinco anos em uma galeria de lojas e, 30 anos depois, desiste de procurá-lo e tenta refazer sua vida. Aqui, ele fala sobre os livros que marcaram sua trajetória.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

RG – Eu gostava muito de desenhos quando era criança, eu mesmo desenhava bastante. Então, a maioria dos livros que me recordo de minhas primeiras leituras é mais por conta de suas ilustrações do que pelas histórias em si. Acho que minha memória mais “ancestral” é o livro Bichos, bicho!, escrito pela Ciça, com ilustrações do Ziraldo. Falava de vários animais, em versos, e lembro-me de uma página em que aparecia uma vaca muito magra, prestes a morrer, e um urubu perto dela dizia que estava só “urubusservando”. Até hoje sorrio com essa expressão.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

RG – Vários marcaram, por diferentes razões. Mas vou citar dois: Libertinagem, do Manuel Bandeira, e A hora da estrela, da Clarice Lispector, que foram os que realmente me fisgaram para a literatura, para tudo o que ela seria na minha vida.

SM – O que você está lendo agora?

RG – A ignorância, do Milan Kundera. Ele é um dos meus autores preferidos, um escritor muito inteligente, sagaz. Eu adoro como ele conduz personagens diversos e examina os vários lados de suas emoções e pensamentos, especialmente as contradições. Além do mais, ele articula esses traços particulares com as contingências históricas de seu país de origem, bastante conturbadas. Política, erotismo, intelecto, poder: tudo se mistura de maneira muito elegante e potente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s