Os livros da vida de Cristovão Tezza

alta gpupo 04

Autor de mais de uma dezena de livros desde Trapo, de 1988, o catarinense radicado em Curitiba Cristovão Tezza acaba de lançar A máquina de caminhar (Record), uma seleção de 64 crônicas feita entre as 355 escritas durante cinco anos para a Gazeta do Povo – e ainda um ensaio bônus. A organização é de Christian Schwartz, responsável também por Um operário em férias, a seleção anterior, publicada em 2013. Aqui, o autor do premiado romance O filho eterno e de O professor, sua mais recente obra de ficção, fala sobre seus livros mais marcantes.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

CT – A lembrança mais antiga é a de um livro colorido com histórias da Bíblia, do primeiro ano primário, em sala de aula. Mas o primeiro livro que eu lembro de ter lido inteiro foi A chave do tamanho, de Monteiro Lobato. Foi uma revolução na minha cabeça. Eu devia ter uns 10 ou 11 anos, no início dos anos 1960.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

CT – Foram vários, em diferentes momentos. O primeiro foi o de Monteiro Lobato. Num segundo momento. lembro do impacto que senti ao ler Lord Jim, de Joseph Conrad. Eu devia ter uns 16 ou 17 anos. Mais tarde, a leitura de um romance de Faulkner (Intruso no pó) foi outro momento marcante, principalmente pela linguagem. Adiante, é claro, cheguei aos russos – Dostoiévski (Os irmãos Karamazov) e Tolstói (A morte de Ivan Ilitch). Esta é uma lista interminável. No Brasil, duas referências de impacto na minha formação: Drummond e Graciliano, que leio até hoje, sempre com prazer.

SM – O que você está lendo agora?

CT – Estou lendo O adolescente, de Dostoiévski, uma nova tradução direta do russo. Este era o único dos grandes romances dele que eu não havia lido.

Foto: Divulgação/ Guilherme Pupo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s