Três perguntas para Luiza Mussnich

Luiza Mussnich-divulgaçãoA carioca Luiza Mussnich estreia com o livro de minicontos Um dia o amor vai encontrar você (ID Cultural), uma edição supercaprichada com textos acompanhados de lindas fotos de Demian Jacob. Um pouco da literatura dessa jovem escritora, que traz relatos íntimos em prosa poética, pode ser conferido em www.palavrasemvoolivre.wordpress.com.

SM – A impressão é que você traz à tona suas lembranças e dá a elas uma forma poética. Como foi escrever Um dia o amor vai encontrar você?

LM – É claro que minhas histórias se apóiam em alguma coisa que vivi, mas partiu daí para virar criação. Mesmo sendo lembranças inventadas e “remasterizadas”, isso as torna menos reais na literatura? O que está num livro é sempre verdade. Em Um dia o amor vai encontrar você, brinquei com sentimentos que já existiam, inventei outros, mantendo sempre a escrita sutil, porém densa. Escrever arranca muitas coisas fortes de dentro de você, ainda mais quando em primeira pessoa: te faz sentir como se você fosse o narrador, como se vivesse tudo aquilo.

SM – O livro tem textos do blog palavras em voo livre ou são todos inéditos?

LM – O palavras em voo livre (onde as palavras de fato voam livremente!) é meu espaço de experimentação em que os textos chegam em tinta fresca, precisando de retoques. Ele firma meu compromisso com a escrita, por isso é tão importante. Muitos contos do livro foram aperfeiçoamentos de fragmentos do blog, ganhando outros formatos e cores.

AMOR_capa_divulgacao_300dpi_final-baixaSM – De que forma a imagem é associada à sua literatura?

LM – Minha literatura é associada à minha memória, que, por sua vez, sempre foi muito sinestésica. Imagem, cor, sensação, cheiro e tato são parte importante do meu universo e acabaram escorrendo para minha literatura. Nunca desenhei bem, mas adorava fazer colagens misturando frases, palavras e fotografias recortadas de revistas e jornais. Gostava do resultado e do casamento. A ideia de juntar referências visuais com texto, como no livro, começou no blog, onde estabeleci essa linguagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s