Três perguntas para Heloisa Buarque de Hollanda

04-Heloisa-Buarque-foto-marcelo-correaUma das convidadas da Flip 2016, por conta de sua amizade com Ana Cristina Cesar, a homenageada desta edição do evento, a professora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda vai participar em Paraty da mesa “De Clarice a Ana C.”, ao lado de Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector. Primeira editora de Ana, na lendária antologia 26 poetas hoje, que será relançada em e-book pela e-galáxia, Heloisa também vai lançar na Flip sua marca HB, resultado da parceria com a editora, com a publicação de cinco livros virtuais, entre eles Correspondência incompleta (com as cartas de Ana, incluindo dois áudios raros), organizado por Heloisa e Armando Freitas Filho, e Ana Cristina Cesar – O sangue de uma poeta, biografia de Ana C, de Italo Moriconi.

SM – Cartas e biografias são mais arrepiantes do que a literatura, como diz a própria Ana Cristina Cesar em um dos textos que compõem o livro?

HBH – Ana afirmava isso com muita convicção, porque em seguida completava dizendo que carta para ela era literatura. E quando lemos sua correspondência isso fica claro. Suas cartas são puros exercícios de literatura, maquiadas com o disfarce de correspondência.

SM – O que os leitores vão encontrar nos dois áudios inseridos na edição, já que não há quase nada disponível dela gravado?

HBH – O primeiro áudio é importantíssimo. É a gravação de uma aula na Faculdade da Cidade em 6 de abril de 1983, sobre sua trajetória literária. Ana morreu pouco depois e este é o último depoimento que temos dela. O segundo, é a gravação de um programa de rádio meu na rádio MEC onde ela fala sobre o que é uma literatura feminina.

SM – Ana Cristina morreu em 1983, muito antes da transformação do mundo por conta da internet. Esse livro seria possível se ela vivesse nos dias atuais?

HBH – Claro que não. Apesar de (quem sabe?) Ana seria hoje uma escritora compulsiva de e-mails literários ,além de ter um facebook muito especial.

Foto: Divulgação/ Marcelo Correa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s