Instituto C&A promove em Paraty debates sobre leitura no país

 

unnamedO Instituto C&A  vai promover esta semana em Paraty, em parceria com o Instituto Pró-Livro e o jornal O Globo, um ciclo de debates gratuitos na Casa da Cultura Câmara Torres, sobre os resultados das pesquisas Retratos da Leitura no Brasil, Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro e do Indicador de Analfabetismo Funcional. “Estamos articulando discussões que ajudem a compreender o perfil de leitores e não leitores, a fim de descobrir caminhos para transformar o Brasil em um país de leitores”, explica a gerente de educação do Instituto C&A, Patricia Lacerda. “Por meio destes debates pretendemos conhecer melhor o cenário, apresentar análises e algumas propostas elaboradas pela sociedade para contribuir com as políticas publicas de formação de leitores.” Pelo sétimo ano consecutivo, a instituição apoia a Flipinha e a Flip Mais. Os interessados em participar precisam retirar senha por ordem de chegada antes do horário de início. Confira a programação:

30 de junho (quinta-feira), às 16h

Debate: Leituras Cruzadas, com mediação do repórter do jornal O Globo Leonardo Cazes.

Participantes: Zoara Failla, Ana Lima e Mariana Bueno. Abertura com Marcos Pereira da Veiga (presidente do Instituto Pró-Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e Luis Antônio Torelli (presidente da Câmara Brasileira do Livro).

Os especialistas vão discutir quem é o leitor no Brasil, os livros produzidos pelo mercado editorial e o perfil dos analfabetos funcionais, com base nos dados das pesquisas Retratos da Leitura no Brasil, Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro (Fipe) e do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf).

1º de julho (sexta feira), às 14h30

Debate: O Xis da Questão, com mediação do repórter do jornal O Globo Leonardo Cazes.

Participantes: Neca Setúbal, Antônio Gois e Marcílio França Castro.

Nessa discussão, a socióloga e educadora, o jornalista especializado em educação e demografia e o escritor vão descobrir como as pesquisas do primeiro debate se articulam e para onde apontam.

Debate e encerramento dos ciclos: Propostas, às 16h15

Participantes: Bernadete Passos e Ana Paula, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias; Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Ana Carolina Velasco, da Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (Gife); e Rodrigo Ciriaco, do coletivo de leitura Os Mesquiteiros.

Os representantes do coletivo de leitura e de instituições ligadas a políticas públicas de promoção da leitura, com base nas discussões anteriores, vão expressar propostas para estimular a leitura no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s