Obras gerais é o setor que apresenta a maior queda em dez anos

IMG_0122
Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL; Leda Paulani, coordenadora da pesquisa; e Mariana Bueno, também da Fipe. Foto: Divulgação/ Marcos Ramos

Utilizando a série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, levantamento feito anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a professora Leda Paulani, que coordena o estudo, compilou, a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), os dados de 2006 a 2015, para traçar um panorama da atividade editorial no país nos últimos dez anos. Os dados, deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e trazidos a valores de 2015, foram apresentados ontem na sede do SNEL. O novo levantamento mostrou uma queda expressiva do faturamento, a maior dela, no subsetor de obras gerais – os outros são didáticos, religiosos e CTP (livros científicos, técnicos e profissionais). “Diminuímos os preços dos livros na esperança de que as vendas fossem aumentar e teríamos mais leitores, mas isso não aconteceu”, disse Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, que deu como exemplo o fenômeno O código da Vinci, lançado em 2004 por R$ 39,90. Segundo ele, livros semelhantes hoje são vendidos a R$ 44,90.

Captura de Tela 2016-08-25 às 13.26.46O quadro acima mostra a grande diferença nos livros de obras gerais em relação ao PIB no período. “Não sei dizer como reverter isso, é muito dramático”, afirmou Pereira. Ele lembrou ainda que a indústria editorial tem vivido uma grave inadimplência por parte dos livreiros. Segundo Leda, as livrarias são responsáveis por cerca de 70% do mercado, incluindo os distribuidores. Em seguida, vem o segmento de vendas porta a porta, liderado pela Avon, depois igrejas e templos, escolas e supermercados. O levantamento pode ser conferido no site http://www.snel.org.br/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s