Os livros da vida de Cristina Judar

IMG_20160714_145514Autora do livro de contos Roteiros para uma vida curta (Reformatório), menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura, e de duas HQs, Lina e Vermelho, vivo, até o final do ano Cristina Judar publica seu primeiro romance, Oito do sete, ganhador do Proac em 2014. Ela também é editora de uma revista eletrônica, Reversa Magazine. Aqui, ela fala sobre suas leituras marcantes.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

CJ – As aventuras do avião vermelho, de Érico Veríssimo. Foi um marco, ganhei dos meus pais como presente de aniversário ou de Natal. Eu tinha uns seis, sete anos e esse foi o primeiro livro que pude chamar de meu, já que eu e minha irmã tínhamos vários livros compartilhados. Me senti importantíssima na ocasião e viajei muito nas ilustrações, que eram incríveis.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

CJ – Vários marcaram e continuarão marcando, mas um dos livros fundamentais foi, sem dúvida, On the road, de Jack Kerouac. Eu estava na adolescência, com meu senso de deslocamento do mundo nas alturas, e entendi que, naquelas páginas, havia um modo diferente de viver, de pensar e de produzir arte e literatura. Me identifiquei muito, embora eu estivesse várias décadas depois da geração beat – e esse é um dos grandes méritos da obra. Li depois de anos e não senti tanto impacto, mas o livro continua importantíssimo.

SM – O que você está lendo agora?

CJ – Rumo ao farol, de Virgínia Woolf, um caleidoscópio entre personagens, mundo interior e exterior, e O jogo da amarelinha, de Julio Cortázar, um dos livros-mestres da não-linearidade. Ambos são autores dos quais gosto muito, especialmente pela revolução que causaram na forma de construir suas narrativas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s