Os livros da vida de Sérgio Rodrigues

Sergio RodriguesAutor de O drible e Elza, a garota, entre outros livros, o escritor, jornalista e crítico literário Sérgio Rodrigues também é um estudioso da língua portuguesa, mantendo desde 2001 colunas sobre seu bom uso. Boa parte dessas investigações estão em Viva a língua brasileira! (Companhia das Letras), uma espécie de manual para quem quer conviver bem com a língua portuguesa falada no Brasil. Em forma de verbetes, ele dá dicas e tira dúvidas de palavras e expressões, equilibrando a norma culta, o bom senso e as novidades que acabam sendo incorporadas naturalmente. Aqui, ele fala sobre suas leituras favoritas.

captura-de-tela-2016-12-01-as-09-06-24SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

SR – O primeiro livro de que me lembro, ainda bem pequeno, é A divina comédia, de Dante. Não que eu o tenha lido, não era tão precoce. Mas era uma edição ilustrada por Gustave Doré e eu passava horas admirando aquilo. As ilustrações do Inferno eram especialmente maravilhosas, cheias de sensualidade e terror. Aquilo me marcou muito. Prometia um mundo inteiramente novo que assustava e também seduzia. Minha ideia do poder mágico dos livros começou a se formar ali.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

SR – Não saberia dizer qual foi o livro que mais me marcou. Foram muitos, e de formas diferentes, o que torna a resposta impossível. Mas sei que a leitura intensiva de metade da obra de Erico Verissimo, na adolescência, foi o que me fez tomar a decisão de virar escritor.

SM – O que você está lendo agora?

SR – Estou lendo O tribunal da quinta-feira, do Michel Laub, que acabou de sair. Um romance impressionante que recomendo a todos.

Foto: Divulgação/ Bel Pedrosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s