Clarice Lispector é homenageada na semana de seu aniversário

20160729-clarice-lispectorComeçou ontem, com uma leitura dramatizada do infantil A vida íntima de Laura na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio, a sexta edição do projeto Hora de Clarice. Ê uma homenagem à escritora Clarice Lispector por conta de seu aniversário de nascimento, no dia 10 de dezembro. A celebração é marcada por uma série de eventos no Brasil e no exterior. Logo mais, às 19h, a Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – Bela Vista – São Paulo recebe um bate-papo e leitura de contos com a tradutora de The complete stories (Todos os contos), Katrina Dodson, e a professora de literatura da USP Yudith Rosenbaum.  O Rio tem ainda eventos até sábado. Confira a programação:

6 de dezembro

SESC Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160)

20h “Clarice no país da música – Literatura e música”, com os atores Ester Jablonski, Helena Varvaki e Alexandre Dantas e o violinista André Bukowitz. Organização: Clarisse Fukelman. Direção: André Paes Leme.

*Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

8 de dezembro

Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon)

20h “Amor, o conto de Clarice”: Um encontro com os escritores Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna.

9 de dezembro

Teatro Vannucci (Shopping da Gávea: Rua Marques de São Vicente, 52, loja 371)

21h “Clarice Lispector & eu – O mundo não é chato”: monólogo com Rita Elmor e direção de Rubens Camelo. Após o espetáculo, debate sobre os contos de Clarice Lispector com a atriz Rita Elmor e o psicanalista Carlos Eduardo Leal.

*Ingresso: R$80,00 e R$40,00 (meia) / Funcionamento bilheteria: 3ª as domingo, das 14h às 22h. Classificação: 12 anos.

10 de dezembro

9h30 às 12h “O Rio de Clarice”, passeio idealizado e guiado pela professora e biógrafa Teresa Montero que percorre os caminhos de Clarice Lispector pelo bairro do Leme. O evento terá contação de histórias por Mariana Muller, performance do grupo teatral No palco da Vida e a participação do escultor Edgar Duvivier, que assina a estátua da escritora inaugurada este ano no local.

*Ponto de encontro: Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino, Leme (em frente às estátuas de Clarice e seu cão Ulisses). 

Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea)

16h às 18h “Este não é um livro porque não é assim que se escreve”: A atividade propõe a leitura de trechos do livro Água viva: o único de Clarice Lispector que não possui narrativa e desenrolar de eventos claros e cadenciados, apenas um fluxo de pensamentos do narrador que dialoga com outras linguagens artísticas, priorizando a abstração. Os participantes serão convidados a produzir textos poéticos e imagens inspiradas nos trechos, buscando inspiração na linguagem líquida da autora.

*Faixa etária: adultos e crianças a partir de 6 anos | Distribuição de senhas 30 minutos antes do início do evento.

16h30 Conversa com as tradutoras Katrina Dodson (The complete stories/Todos os contos) e Paloma Vidal (La Legión extranjera e Un soplo de vida).

*Sujeito à lotação da sala.

18h30 Leitura de cartas de Clarice Lispector às irmãs Tânia e Elisa, com as atrizes Georgina Góes, Gisele Fróes e Raquel Iantas. Direção de Bruno Lara Resende.

*Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s