Três perguntas para Pedro Maciel

pedroAutor dos romances Previsões de um cego (Leya, 2011), “Retornar com os pássaros” (Leya, 2010), Como deixei de ser Deus (Topbooks, 2009), e A hora dos náufragos (Bertrand Brasil, 2006), Pedro Maciel acaba de lançar A noite de um iluminado (Iluminuras). Ambientado em uma única noite, o romance fragmentado com capítulos com nomes de estrelas tem um protagonista-narrador prestes a morrer. No booktrailer, é possível entrar no clima da narrativa do autor: https://www.facebook.com/pedro.maciel.9484?ref=bookmarks

SM – O romance é passado em uma noite, com um protagonista que vai morrer relembrando seus antepassados. Como é essa ideia de discutir tempo e espaço em um livro dentro do livro?                 

PM – O tempo e a morte são os temas que norteiam A noite de um iluminado. O final do prólogo é uma síntese do livro: “Será que estou vivenciando o primeiro dia da eternidade? Há séculos habito um tempo e não um espaço. Hoje em dia caço estrelas invisíveis que foram ignoradas por meus ancestrais. Toda a minha vida foi prevista por uma estrela visível. Serão os mortos a luz das estrelas? As estrelas invisíveis vão me levar para o tempo prometido.”

capaSM – Antes de A noite de um iluminado, você publicou praticamente um título por ano. De que forma seus cinco romances se encaixam?

PM – O escritor escreve o mesmo livro a vida toda. O último livro é a soma de todos os outros livros. A  voz do protagonista é a voz de todos os outros personagens.

SM – Ferreira Gullar era seu amigo e lia seus originais. Qual foi a maior contribuição que ele já fez a você como escritor?

PM – Ferreira Gullar, Moacyr Scliar, Silviano Santiago, Antonio Cícero e Ivo Barroso leram os originais dos meus romances. Por isso eu os convidei para escrever os posfácios ou os textos para as orelhas dos livros. Todos estes autores e os escritores que releio sempre me ajudam a desvendar a minha sintaxe. Aliás, o autor é antes de tudo um leitor. Confesso-lhe que sou melhor leitor do que autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s