Os livros da vida de Domício Proença Filho

_GUI7475wProfessor de literatura brasileira e língua portuguesa, crítico literário e poeta, em seu segundo mandato como presidente da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho está lançando novo livro, Leitura do texto, leitura do mundo (Rocco). Dividida em dez partes – “Conhecimento, comunicação e linguagem”; “Conhecimento, cultura e comunicação”; “Linguagem, língua e signo”; “O processo linguístico da comunicação”; “Enunciado, discurso e texto”; “Língua, discurso e estilo”; “Literatura, linguagem e língua”; “Literatura, leitura e interpretação textual”; Caminhos da leitura; e “Leitura de textos” -, a obra reflete o diálogo mantido nas últimas décadas com mais de 20 mil professores e 10 mil profissionais de outras áreas. Quinto ocupante da cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006, ele tem 65 livros publicados. Nesta terça-feira, estará em Paris, lançando Capitou mémories posthumes (Envolume Éditions), história de além-túmulo, em que a personagem de Dom Casmurro, acusada de ocultação e adultério pelo marido, finalmente revela sua versão dos acontecimentos. Aqui, num bate-pronto, Domício Proença Filho fala sobre suas leituras marcantes.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

DPF – O primeiro livro  de que eu tenho  lembrança era um Manual de Ciências Naturais Ilustrado que me foi presenteado por meu pai.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

DPF – Não foi um livro, foram três, pela ordem: Cazuza, de Viriato Correa; As aventuras de Tibicuera, de Erico Verissimo; e Iracema, de José de Alencar

SM – O que você está lendo agora?

DPF – Estou lendo as provas do meu próximo livro, Muitas línguas, uma língua, sobre o português brasileiro, que deverá sair no segundo semestre.

Foto: Guilherme Gonçalves/ABL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s