Três perguntas para Ilana Pogrebinschi

DSC02025 (3)Ilana Pogrebinschi ministra no início de junho o curso Formação de Contadores de História no Espaço Cultural Lago de Histórias, no Rio de Janeiro. Uma das fundadoras da Cia. de Teatro Atores de Laura, com diversos espetáculos premiados, ela usa suas experiência em exercícios práticos para desenvolver no contador a sintonia individual e em grupo, entre outras habilidades.

SM – Em tempos em que a tecnologia é tão forte, como fazer com que as crianças sejam seduzidas pela tradição de contar histórias?

IP – Ouvir e contar histórias fazem parte de algo muito natural, está em nossa essência como humanidade. Então não é preciso seduzi- las. Quando contamos com todo nosso coração,  tanto crianças como jovens ou adultos se encantam. Mesmo a gente não se imaginando mais sem a tecnologia, um dia já vivemos sem ela. Mas sem histórias… como viver?

SM – O que é mais importante para uma contação ser bem-sucedida?

IP – O contador deve escolher um repertório que se entusiasme e que se adeque bem à faixa etária, evento e local que ele vai encontrar. Mas o mais importante é que ele perceba que não se trata de uma apresentação, mas de um encontro. Ou seja, que não está separado daqueles que irão escutá-lo, mas que estão juntos participando de algo belo e importante. Uma vez escutei de uma contadora portuguesa que, quando ela vê as crianças que vão ouvir suas histórias, ela se imagina como uma mulher grávida onde todas aquelas crianças estão dentro de sua barriga!

SM – Como será o curso que você vai ministrar no Espaço Cultural Lago de Histórias?

IP – A Formação é composta de 5 módulos, encontro individual e da conclusão do curso, num total de 52 horas/aula. Os módulos podem ser feitos na ordem de preferência do participante, têm certificados individuais e apostilas. E cada módulo tem um conteúdo diferente. O primeiro, por exemplo, é A Preparação do Contador, onde serão  trabalhados exercícios práticos para que cada participante desenvolva a atenção, a presença, a escuta interna e externa, a coordenação, a contemplação, a musicalidade, a confiança e a sintonia, individual e grupal. Depois teremos A Voz da Palavra, Ferramentas lúdicas do Contador de histórias, Contar com objetos e Sonoridades. As inscrições e reservas de vagas já estão abertas! É só mandar um e-mail para ilanacontadora@gmail.com, que envio mais informações e ficha de inscrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s