Os livros da vida de Carpinejar

Carpinejar (11)Autor de mais de 40 livros de vários gêneros, com mais de 20 prêmios literários, comentarista de TV e colunista de jornais, Fabrício Carpinejar está lançando um novo volume de crônicas, Amizade é também amor (Betrand Brasil). O livro traz 122 textos, com reflexões de lições da infância como o banho de caneca ou os cadernos encapados pela mãe no início das aulas, à diferença que faz um ombro amigo para atravessar a fossa amorosa. “Comemoramos aniversário de namoro e de casamento e jamais lembramos de quando uma amizade nasceu”, diz ele, que inclui ainda duas crônicas emocionantes sobre a tragédia com o time da Chapecoense na Colômbia. Aqui, ele fala sobre suas leitura marcantes – e peculiares.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

C – A divina comédia, de Dante Alighieri, um livro dificílimo para uma criança. Eu tentava me apoiar nas gravuras de Gustave Doré,  da edição da Abril Cultural, para entender aquele inferno, os círculos… Eu desenhei os círculos do inferno na infância. Depois, foi muito Monteiro Lobato. A gente ainda tem a coleção que foi folheada, rabiscada, demolida pelos quatro irmãos.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

C – Vou falar um autor que está vivo e não é devidamente reconhecido, que é Vicente Franz Cecim, que me marcou muito. É um escritor da Amazônia, filosófico, reflexivo, enigmático, que cria lendas, uma espécie de Juan Rulfo de Belém do Pará. Li Os animais da terra, mas ele tem vários outros livros, como Silencioso como o paraísoÓ Serdespanto K O escuro da semente.

SM – O que você está lendo agora?

C – A biografia de Philip Roth (Roth libertado — Um escritor e seus livros, escrita por Claudia Roth Pierpont) e Múltipla escolha, de um cara que eu gosto muito, o chileno Alejandro Zambra. Me encontrei com ele na Flip e acho que li todos os livros dele que foram publicados aqui, Bonsai, Formas de voltar para casa, Meus documentos… Esse Múltipla escolha é como se fosse um vestibular para adultos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s