Os livros da vida de Ana Paula Maia

iA94pu0Sd3MBHNycwDOGzD3f7l4fCm86eI00Hizix7ka3qFVmZuAIQ397Z1ybtEYUpBBOcoMEaPnIyZ3Escritora e roteirista, Ana Paula Maia está lançando seu sexto romance, Assim na terra como embaixo da terra (Record). Sua literatura traz personagens que vivem realidades que em geral preferimos não enxergar, em narrativas que mostram de forma crua as sutilezas do dia a dia que eles carregam, em abatedouros, carvoarias, crematórios e aterros sanitários. Dessa vez, o cenário é uma colônia penal em vias de desativação. Aqui, ela fala um pouco sobre suas leituras marcantes.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

APM – Foi ainda na infância. A minha coleção de contos infantis. O meu favorito era “A chapeuzinho vermelho”, foi o que eu mais lia. E outra coleção de livros grandes das princesas: Branca de Neve, A Bela adormecida, Cinderella e Rapunzel. E eu tinha uma outra coleção de histórias não famosas e o que mais me marcou foi um conto em que a Morte era um personagem e levava a avó a menina, protagonista da história. Era bem triste.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

APM – Viagem ao centro da terra, de Julio Verne; “Noites brancas”, um conto de Dostoievski; O apanhador no campo de centeio, do J.D. Salinger; e O púcaro búlgaro, de Campos de Carvalho. Admito que há outros livros que me marcaram. Foram muitos. Sem contar os textos teatrais de Nelson Rodrigues.​

SM – O que você está lendo agora?

APM – Agora estou lendo duas escritoras argentinas: Siete casas vacias,  de Samantha Schweblin; e Los peligros de fumar en la cama, de Mariana Enriquez.

image003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s