Os livros da vida de Leticia Sardenberg

IMG_4040É inverno todo o tempo no peito do protagonista de Coração de inverno, coração de verão (Zit), novo livro de Leticia Sardenberg, que trata do luto. A saudade do pai e da mãe espantaram qualquer resquício de primavera, outono ou verão do coração ainda pequeno do garoto, que só vê tristeza profunda, até que embarca numa viagem em busca de alguém que possa transformar essa paisagem. As ilustrações são de Alexandre Rampazo, que já assinou a arte de mais de 50 obras para crianças e jovens, e também escreveu algumas delas. Autora de Eu, meu cachorro e meus pais separados, que vendeu mais de 100 mil exemplares, Leticia conta aqui um pouco das leituras que marcaram sua vida.

SM – Qual o primeiro livro do qual você tem lembrança?

LS – Acho que o primeiro livro do qual tenho lembrança é Ou isto ou aquilo, da maravilhosa Cecília Meireles. Este livro teve um impacto muito forte na minha vida e na da minha irmã. Nós o líamos sozinhas, acompanhadas, em silêncio, em voz alta. A magia da literatura, sob a forma de poema, com sua musicalidade, delicadeza e poder de encantamento, está magistralmente eternizada neste livro.

SM – Que livro mais marcou a sua vida?

LS – Nossa, que pergunta dificílima! Não posso escolher apenas um, porque os livros que leio estão marcando minha vida de maneira indelével, e me transformando continuamente. Mas posso dizer que O menino do dedo verde, de Maurice Druon, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, O diário de Anne Frank, de Anne Frank, e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, me representam bem.

SM – O que você está lendo agora?

LS – Estou lendo Antes que aconteça, da Juliana Parrini, autora brasileira contemporânea, e Depois de você, da autora inglesa Jojo Moyes, também contemporânea. Ambas maravilhosas. Relendo Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós.

Foto: Divulgação/ Rodrigo Molina

Coração-de-inverno_CAPA_assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s