Festival Internacional e Primavera Literária se encontram em Belo Horizonte para celebrar a diversidade

maxresdefault.jpgPorsha Olayiwola (foto), Felix Kaputu, Conceição Evaristo e Eliane Potiguara são alguns dos destaques da segunda edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH, que será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n – Centro), em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (Libre). A programação, toda gratuita, contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, feira de escritores e editoras independentes, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, mostra de cinema e literatura, bibliotecas para bebês e intervenções urbanas.

Com curadoria de Francisco de Morais Mendes e Adriane Garcia, o tema deste ano será Vozes de todos os cantos, que propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. Estão confirmados nomes como a poeta e educadora social Nívea Sabino, que usa a poesia como modo de resistência ao racismo, lesbofobia e sexismo; o escritor Rogério Coelho, que desenvolve há mais de oito anos o projeto Coletivoz, propondo encontros literários por meio de oficinas, saraus, batalhas de rima e poesia; e Camila Félix e Vito Julião, integrantes do Circuito Metropolitano de Saraus, coletivo composto pelos saraus de BH e região que pretende promover os encontros de poesia e a circulação de pessoas por esses espaços na cidade. Outros convidados são a atual Campeã do Mundial de Slam, a americana Porsha Olayiwola; a escritora e professora da Universidade de Coimbra Teolinda Gersão; o escritor e pesquisador congolês Felix Kaputu, refugiado que reside temporariamente no Brasil; a professora, escritora e ativista indígena Eliane Potiguara, fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas; e a escritora, poeta e romancista mineira Conceição Evaristo, que foi um dos grandes destaques da Festa Literária Internacional de Paraty.

Apostando na bibliodiversidade, a Primavera Literária retoma a parceria com o festival, reunindo 39 editoras independentes, que vão apresentar títulos com descontos de até 50% sobre o preço de capa. A homenageada será a escritora e jornalista Laís Corrêa de Araújo, titular da coluna Roda gigante, publicada regularmente durante muitos anos no jornal Estado de Minas. Toda a programação é gratuita. Informações no site www.flibh.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s