Coletivo de poesia celebra cinco anos com novo espetáculo em São Paulo

poetas ambulantes_foto_renata armelinSem palco e sem microfone, os Poetas Ambulantes celebram cinco anos de atuação na capital paulista às quartas e quintas-feiras no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – República – São Paulo). O espetáculo gratuito, com novo repertório, pode ser conferido nos dias 27 e 28 de setembro e 04 e 05 de outubro. Inspirados nos vendedores ambulantes que atuam nos transportes públicos, comercializando diferentes produtos, o grupo composto por seis poetas aposta na informalidade e na interatividade, distribuindo poemas impressos e declamando versos que discutem sobre política, feminismo, amor, fé e humor, contando com a energia do público, que influencia o ritmo do sarau ambulante.

No Sesc, sob a direção do poeta e ator Beto Belinatti, o coletivo composto por Mel Duarte, Carol Peixoto, Jefferson Santana, Mari Staphanato e Thiago Peixoto traz textos autorais e de outros autores, explorando as possibilidades da linguagem poética, com uma nova roupagem para as apresentações, trabalhando repertórios reconstruídos e divididos em temas.

Em Essepê, os textos de Daniel Minchoni, Miró da Muribeca, Racionais, Adoniran Barbosa e Marcelino Freire, entre outros, traduzem a cidade de São Paulo, com todos seus amores e desamores, reproduzindo o caos e as causas que vivem nela. Com Respeita as minas, o grupo propõe um momento de reflexão em torno do universo feminino, falando de feminismo e discutindo sobre machismo, com textos de nomes como Elisa Lucinda, Alice Ruiz, Anelis Assumpção e Itamar Assumpção.

Desde que foi criado, em 2012, o Poetas Ambulantes já realizou mais de 100 apresentações por todo o país,com destaque para as passagens por festivais como Festa Literário Internacional de Paraty, Festa Literária de Pernambuco (Fliporto) e VI Bienal de Jovens Criadores dos Países de Língua Portuguesa em Salvador (BA). Em São Paulo, o coletivo já rodou todas as linhas da CPTM e do metrô, bem como as principais avenidas. Além disso, uma vez por ano, sempre no mês de dezembro, os Poetas Ambulantes distribuem livros em locais públicos. Nesses cinco anos, já entregaram cerca de 3 mil exemplares de mão em mão. Para celebrar o aniversário, o grupo prepara agora um documentário.

Foto: Divulgação/ Renata Armelin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s