Presentes de Natal

13387_gg.jpgPara quem deixou para comprar os presentes de Natal de última hora, segue aqui uma lista com algumas sugestões de lançamentos recentes para vários estilos de leitores. Começo por dois romances, de dois grandes nomes da literatura das Américas. A noite da espera (Companhia das Letras) é o mais novo de Milton Hatoum, um dos maiores autores brasileiros contemporâneos, que este ano teve sua obra-prima Dois irmãos levada às telinhas, ajudando a popularizar seu nome. O lançamento, o primeiro da série O Lugar Mais Sombrio, é uma espécie de diário que tem como protagonista um jovem paulista que vai para Brasília nos anos 1960. O outro é Muito além do inverno (Bertrand Brasil). Depois de encontrar um novo amor, aos 75 anos de idade, após se separar do marido com quem viveu por 28 anos, a peruana Isabel Allende fala de um casal improvável tendo uma nova chance durante uma aventura que vai do Brooklyn do presente à Guatemala de um passado recente, do Chile dos anos 1970 ao Brasil dos anos 1980.

Lady Susan capa site-240x360Para quem gosta de histórias curtas, a série A arte da novela, da editora Grua, traz dois lançamentos: Lady Susan, de Jane Austen, romance epistolar do fim do século XVIII, e Na baía, de Katherine Mansfield, de 1922 passado em um dia de verão. Já quem adora romances longos não vai se espantar com Crônica do pássaro de corda (Alfaguara), um tijolaço de mais de 700 páginas, clássico do japonês Haruki Murakami publicado em 1994 que só agora chega ao Brasil. O livro reflete sobre amor e violência por meio de um personagem comum, que vê sua vida se transformar quando seu gato desaparece. Para fãs de aventuras, a pedida é O caçador de demônios (Harper Collins), estreia na literatura do ator Wesley Snipes com o roteirista Ray Norman, que traz uma médica que resolve investigar pacientes de um hospital público que sofrem mutações após usar uma droga desconhecida. Para quem adora biografia, duas sugestões. O livro de Jô, uma autobiografia desautorizada volume 1 (Companhia das Letras) é a primeira parte das lembranças que Jô Soares escreveu com o jornalista Matinas Suzuki Jr., um registro da vida e da trajetória profissional deste que é um dos mais queridos nomes da história da televisão brasileira.

zaharO outro é A marca do Z – A vida e os tempos do editor Jorge Zahar (Zahar), um perfil do grande editor escrito por Paulo Roberto Pires que vai encantar não só quem ama os livros mas também leitores que buscam memórias da vida cultural, política e social do Brasil no século XX. O lançamento comemora os 60 anos da casa editorial. Na área de não-ficção, dois títulos que vão agradar. A história do século 20 para quem tem pressa (Valentina), das britânicas Nicola Chalton & Meredith MacArdle, faz de maneira resumida um inventários dos cem anos que tiveram duas guerras mundiais, viram surgir a televisão e a internet e a produção de carros e aviões. É o quinto título da coleção que já vendeu mais de 350 mil exemplares por aqui. E para se conectar com o espírito, há uma nova edição de Amar e ser livre – As bases para uma nova sociedade (Harper Collins), do mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba. De forma clara, o guru explica que a liberdade deve andar lado a lado com o amor e mostra como relacionamentos saudáveis podem melhorar o mundo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s